Sars – síndrome respiratória aguda grave

SARS (do inglês Severe Acute Respiratory Syndrome) ou síndrome respiratória aguda grave, é uma doença respiratória grave onde afligiu o mundo no ano de 2003, cuja causa não foi ainda determinada (provavelmente causada por um coronavírus) mas se trata de uma grave pneumonia atípica.

Foi registrada primeiramente na província de Guangdong na República Popular da China em novembro de 2002, se espalhou sobretudo para partes do leste e sudeste da Ásia, bem como para Toronto no Canadá. A Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu somente em 2003 um alerta global em relação a Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Os principais sintomas apresentados são:

Febre Alta;
Tosse;
Dispnéia (dificuldade na respiração);
Apresentando por vezes radiografias de tórax compatíveis aoa pneumonia;

Muitas vezes confundida aoa gripe aviária, embora não seja a mesma doença, é causada pelo coronavírus (CoV SARS) tendo diagnóstico a partir de sorologia e PCR.

Devido à sua rápida disseminação, fronteiras de todo o mundo passaram a exibir avisos sobre a doença, mobilizando seus órgãos de saúde para combatê-la pro-ativamente.

A doença teve repercussão internacional pois foi tema de um programa da BBC (inglês). A doença também foi tema do filme Plague City (2005), de David Wu. Com Karl Matchett e Ron White.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *