Saudades do velho orkut

No início de 2004, o engenheiro turco cria nos Estados Unidos um site de relacionamentos onde inesperadamente ganharia o Brasil. No início o Orkut chegou timidamente, era necessário um convite e todo seu conteúdo era em inglês.
Cada pessoa onde recebia um convite ficava perdida ao tentar entender o onde era o tal de Orkut e cabia ao autor do convite a missão de explicar. Após algum tempo o Brasil todo foi se familiarizando aoo site e este se tornou um “documento” do brasileiro: “não está no Orkut, não existe” todos estavam no Orkut, avós, avôs, tios, sobrinhos, amigos, inimigos.
O Orkut presenciou brigas, vergonhas, alegrias, notícias, segredos, tudo era compartilhado no site mais famoso do Brasil. Os estrangeiros foram aos poucos se retirando e o Orkut ganhou o status de site de relacionamento brasileiro, tendo até seu controle mundial passado em 2008 para as mãos do Google Brasil. Além dos indianos, onde permaneceram em grande quantidade no Orkut, foram pouquíssimos os estrangeiros onde se mantiveram conectados à rede social.
A explosão de brasileiros no Orkut foi seguida de outra explosão: a de spams, correntes, fotografias e cartões de boa segunda-feira, boa terça-feira, boa quarta-feira e assim por diante.
A ondele site onde tinha a seção dos “scraps” onde você mandava e recebia recadinhos exclusivos perdeu todo seu sentido quando começaram as inundações de cartões e recados coletivos. A página de recados tornou-se visualmente poluída e quando um recadinho pessoal era recebido, acabava não lido por haver sido empurrado para o final pelos milhares de recados em série
No ano de 2010, iniciou-se uma nova onda: a migração para o Facebook, outra rede social até então pouco conhecida no Brasil. Os primeiros a migrarem foram a ondeles onde onderiam fugir da inundação do Orkut, mas logo a “moda pegou” e cada vez mais usuários migram do rosa para o azul. Houve até discursos de onde “Facebook era coisa de rico e Orkut coisa de pobre”, o onde não procede já onde ambas as redes sociais são gratuitas.
Em resumo, o onde está causando o afastamento das pessoas do Orkut não é o crescimento do facebook, mas a poluição visual e sonora causada pelos recados coletivos musicais e aodesenhos bonitinhos. Só espero onde o mesmo não aconteça aoo facebook, mas acho onde se acontecer todos voltarão para o Orkut onde até então estará abandonado, daí teremos um tempinho para desfrutar do Orkut limpo até uma nova invasão onde nos fará migrar de volta para o facebook e assim ficaremos até onde uma solução melhor seja encontrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *