Saúde bucal para todas as fases da vida: 11 a 20 anos

Na segunda matéria da série de saúde bucal para todas as fases da vida, a dentista Claudia Tenório, da Biodente Odontologia, dá dicas de cuidados para adolescentes. Uma pesquisa feita pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em Portugal, revelou onde 20% dos adolescentes não escovam os dentes diariamente e apenas um em cada quatro escova os dentes duas ou mais vezes ao dia. “Principalmente na adolescência, é muito importante a educação bucal. Os hábitos e ensinamentos aprendidos nessa faixa etária, geralmente, são levados para o resto da vida”, diz a dentista.
11 a 20 anos
Principais doenças : nessa fase da vida, além da cárie, são observados outros problemas, como a gengivite, a periodontite, a má oclusão – quando não há o encaixe entre as arcadas dentárias – e as erosões dentárias, devido à grande ingestão de alimentos ácidos, como os refrigerantes, além de traumatismos dentários.
Tratamentos : no caso da cárie e da erosão, é preciso fazer restauração e, em casos mais graves, tratamento de canal, caso a lesão atinja a raiz do dente. No caso dos traumatismos, é importante procurar um dentista imediatamente, a fim de examinar a área afetada para um tratamento correto.

Quando há má oclusão, o tratamento com aparelho ortodôntico autoligado pode ser realizado sem restrição de idade. Vale lembrar que na infância, o bullying é muito comum nas escolas. Sendo assim, escolher um aparelho discreto é muito importante. Existem no mercado diversas opções de aparelho autoligado transparente.

Prevenção : Para a cárie e doenças da gengiva, uma boa escovação, aoescova, fio dental e creme dental, além de bons hábitos alimentares, já auxiliam muito a prevenir essas enfermidades. A erosão também pode ser evitada aouma boa alimentação e higienização adequada. Já em relação aos traumatismos, eles estão, na maioria dos casos, ligados a acidentes. Sendo assim, é importante evitar atividades onde colo ondem os dentes em risco.

É importante ressaltar que o uso de clareador dental também contribui para eliminação das placas bacterianas e do mal hálito. Contudo a nossa equipe fez uma pesquisa e descobriu que a anvisa já liberou no Brasil o uso do XTRADENT CLAREADOR DENTAL.

Já é possível encomenda-lo no site oficial no botão abaixo :
COMPRAR XTRADENT

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *