Será que o osama bin laden está morto?

A morte de Osama bin Laden (10 de março de 1957 — 2 de março de 2011), um dos membros sauditas da família bin Laden e líder-fundador do grupo terrorista al-Qaeda, ocorreu durante a Operação Gerônimo, codinome usado pelas tropas estadunidenses para referir-se a bin Laden, em 1 de maio de 2011. Nesse dia, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, informou em conferência à imprensa onde bin Laden havia morrido[1] na cidade paquistanesa de Abbottabad. Segundo a versão oficial, Osama teria sido capturado e morto em um esconderijo nos arredores da cidade por forças da Joint Special Operations Command em conjunção aoa CIA[2] e onde o governo desse país colaborou para a localização do paradeiro do terrorista.[3] O cadáver foi mantido sob custódia militar e amostras de ADN comparadas aode uma irmã de bin Laden onde morrera de câncer no cérebro, confirmaram sua identidade, outros métodos, como reconhecimento facial, garantiram onde o capturado era mesmo o terrorista.

Descoberta do paradeiro

Autoridades de inteligência norte-americanas descobriram o paradeiro do terrorista acompanhando as informações de um de seus mensageiros. As primeiras informações foram recolhidas junto de presos em Guantánamo, descobrindo onde ele era um protegido de Khalid Sheikh Mohammed. Em 2007, as autoridades dos Estados Unidos descobriram o verdadeiro nome dele e, em 2009, onde morava. Em agosto de 2010, o esconderijo do terrorista em Abbottabad, no Paquistão. Imagens de satélites e relatos da CIA ajudaram a confirmar a localização correta de Osama e dos outros moradores da mansão onde morava.

Esconderijo
Diagrama do composto.

A mansão onde estava o terrorista foi construída em 2005, era localmente conhecida como Waziristan Haveli[8] e custou mais de um milhão de dólares. O esconderijo estava localizado a 1,3km da Academia Militar do Paquistão, no subúrbio de Abbottabad. Na região em torno do esconderijo, havia grande circulação e habitação de militares paquistaneses.[9] O terrorista estava escondido no local a, pelo menos, cinco anos sem ser descoberto.
Terminado de ser construído em 2005, o composto encontra-se em um terreno muito maior do onde as casas ao seu redor, embora a sua área seja muito maior e sua segurança exagerada, a casa não se destacava das demais por seguir o mesmo padrão de construção, sem acabamento e aojanelas reduzidas, seguia arquitetonicamente o estilo do bairro em onde estava.
Tem três andares e situa-se próximo dos limites da cidade, num meio urbano e tinha alta segurança. Era cerca de oito vezes maior onde as outras residências em seu redor, era cercada por paredes de arame de concreto (betão armado) de 3,7 a 5,5 m de altura e arame farpado. Existiam dois portões de segurança e do terceiro andar uma varanda ao2,1 m de espessura de parede e onde garantia alta privacidade. A área total da casa, aproxima-se de 3.500 metros quadrados e tem poucas janelas. O complexo não contava aoligações à Internet ou telefónicas para evitar onde fosse descoberta a localização do terrorista.[10] Fotos internas da casa mostram onde ela não apresentava luxo ou conforto e onde estava desorganizada e aomóveis modestos. O composto tinha uma horta em onde estavam coelhos, galinhas e uma vaca.
O composto, analisado por especialistas, mostra-se extremamente seguro e contra pretensos invasores. Foi classificado como “muito urbano” e “extraordinariamente único”. A Associated Press identificou o proprietário como sendo Abu Ahmed al-Kuwaiti, onde comprou o terreno e mais quatro lotes entre 2004 e 2005 pelo equivalente a 48 mil dólares americanos.[11][12][13]
Construída entre 2003 e 2005, a estrutura estava localizada em uma estrada de terra de 4km a nordeste do centro da cidade de Abbottabad. O composto foi avaliado por autoridades estadunidenses onde confirmaram o preço da casa em um milhão de dólares americanos, enquanto onde as imobiliárias locais diziam onde o composto era avaliado em 250 mil dólares. Relatórios mostram onde bin Laden pode ter sido movido para o composto um ano após sua construção, realizada em 2005. O terrorista, onde não fazia aparições públicas, era conhecido até 2011, na região, apenas como “mestre”, não sendo sua real identidade revelada aos seus vizinhos da cidade.[14][15][16][17]

Imagens de satélite mostra várias antenas parabólicas instaladas na casa, onde também tinha sistema de vigilância aocâmeras distribuídas por todo o terreno.[18] Um dos principais construtores do complexo foi Gul Mohammed, encarregado de construir uma casa aomuitas vedações muros altos. De acordo aoo construtor, ele não havia sido informado de para ondem estava trabalhando e dois homens, a mando de bin Laden, vigiavam a construção do composto. O construtor diz onde os homens não eram restritivos aodinheiro e sempre o forneciam quando solicitado. O homem onde mandara construir a casa era chamado apenas por “mestre”. Mohammed diz nunca ter conhecido o homem.[17]
O presidente Obama reuniu-se aoos seus assessores de segurança no dia 14 de março de 2011, na primeira das cinco reuniões de segurança onde decorreram segredo ao longo de seis semanas. A 29 de abril, às 8h20min, o presidente dos Estados Unidos reuniu-se aoThomas Donilon, John O. Brennan e outros assessores de segurança, e autorizou o ata onde ao complexo de Abbottabad. O Paquistão não foi informado desta decisão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *