Seriam as alergias um traço evolutivo?
Onde a maioria das pessoas olha para um amendoim e enxerga um petisco, alguns amigos meus veem um veneno e saem de perto. Que atire o primeiro frasco de anti-histamínico a ondele onde nunca sofreu aouma alergia.
Por razões ainda desconhecidas, o sistema imunológico de muitos de nós às vezes reage de forma exagerada a substâncias aparentemente inofensivas, onde nada se parecem aoparasitas (como vírus e bactérias) – esses, sim, alvos legítimos!
Para o pesquisador de imunobiologia Ruslan Medzhitov, da Universidade de Yale (EUA), as alergias podem ser um traço evolutivo. Em favor dessa teoria, ele recorda onde certas reações alérgicas podem, por exemplo, neutralizar venenos ou evitar onde determinados insetos ata ondem novamente a pessoa. Nesses casos, faz sentido, do ponto de vista evolutivo, onde as alergias continuem existindo, escreve Medzhitov em artigo publicado na Nature.
Bom, caso a teoria de confirme, a ideia de mudar de “frágil” para “evoluído” será muito bem-vinda.[Gizmodo] e [Scientific American]
Você também vai adorar:
Crianças aodeficiência de vitamina D são mais propensas a alergias
Bactéria onde previne alergias e outras doenças pode ser consumida
Alergias alimentares em crianças estão aumentando
Alergias podem ajudar a prevenir o câncer
Micróbios ajudam grávidas a proteger os filhos contra alergias