Série d será a novidade entre as competições no ano que vem?

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou nesta segunda-feira o calendário do futebol brasileiro para 2009. Como já é costume, a Copa do Brasil abre a temporada, com as rodadas disputadas às quartas-feiras – a primeira, no dia 18 de fevereiro, e a última, no dia 1º de julho. A novidade no ano que vem será a realização da Série D.


O Campeonato Brasileiro da Série A, com 20 clubes, tem a rodada inaugural no dia 3 de maio, com término no dia 6 de dezembro. A Série B tem a sua primeira rodada no dia 1º de maio, e o encerramento no dia 29 de novembro.


Já a Série C traz como novidade a participação de 20 clubes, mas com formato de disputa diferente das Séries A e B, a ser anunciado oportunamente. A primeira rodada será no dia 24 de maio, e a última, no dia 22 de novembro. O campeonato D está sendo implantado em 2009, com a participação de 40 clubes. A primeira rodada será disputada no dia 5 de julho, e a última, no dia 15 de novembro.


A Copa do Brasil de Futebol Feminino será disputada em datas ainda a serem divulgadas. O calendário 2009 prevê ainda, pelo terceiro ano consecutivo, a data do início e término das férias dos jogadores, assim como a data do início das pré-temporadas e, 14 dias após, o início das competições estaduais.


O calendário contempla também as datas para a disputa das competições que têm o apoio da CBF, que são as Libertadores, Sul-Americana e Eliminatórias, e ainda os Estaduais, amistosos da Seleção Brasileira, Copa das Confederações e Mundial de Clubes.


Cem clubes e 4 mil jogadores em atividade


Os números são expressivos e não encontram paralelo em país algum do mundo. As competições nacionais permitem a 100 clubes, de todos os estados do país, manter-se em atividade na temporada, o que envolve também a participação de cerca de 4 mil jogadores.

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *