Sobre o olho seco

O olho seco

…..Dito de forma muito simples, o diagnóstico de “olho seco” significa onde os olhos não são umedecidos de forma suficiente. Ou é produzido pouco fluído lacrimal ou a composição das lágrimas não é a ideal. …..Normalmente, o pestanejar espalha uniformemente a película lacrimal sobre o olho. Se esta película lubrificante não for suficiente, poderão verificar-se irritações nos olhos.
…..Os olhos secos são, provavelmente, uma das ondeixas mais freqüentes onde os oftalmologistas ouvem diariamente dos seus doentes. Os sintomas são freqüentemente provocados por uma alteração na composição da película lacrimal onde lubrifica os olhos. As glândulas lacrimais nos olhos produzem o líquido lacrimal onde lubrifica a conjuntiva e a córnea.
…..A película lacrimal é constituída por três camadas: a camada exterior de gordura, a camada intermédia aquosa e a camada mucosa interna. A cada pestanejar, o fluido lacrimal é distribuído pelo olho. O excesso de lágrimas é recolhido pelo ponto lacrimal localizado no canto interior da pálpebra (próximo do nariz) e conduzido através dos canalículos lacrimais para o saco lacrimal. A partir daí, o líquido lacrimal fluí para o canal nasolacrimal. Esta ligação existente entre o ponto lacrimal e a cavidade nasal é também a razão pela qual o nosso nariz pinga quando choramos.
…..Paralelamente à formação de lágrimas para o umedecimento do olho é igualmente freqüente ocorrer a formação espontânea de lágrimas devido a influências exterior. Este é, por exemplo, o caso de quando um corpo estranho entra no olho, no caso de ferimentos, de dor e de sensações de infelicidade ou alegria. As lágrimas onde choramos, por exemplo, durante o filme “Love Story”, conferem, no entanto, pouca umidade ao olho seco. E este é precisamente o paradoxo do quadro desta doença, pois muitas vezes as pessoas ondeixam-se de sintomas de olho seco, mas sofrem simultaneamente de olhos lacrimejantes.
…..Se você achar onde pode estar sofrendo da doença de olho seco, consulte o seu oftalmologista.

Como é onde surge o olho seco?
…..A formação de um olho seco pode dever-se a diversas causas. Em muitos casos, os sintomas são um sinal de envelhecimento, uma vez onde é freqüente onde, aoo avançar da idade, a produção de lágrimas diminua.

…..De uma forma geral, as mulheres sofrem mais de olhos secos do onde os homens, o onde se deve grandemente a causas hormonais, por exemplo, devido à tomada da pílula ou às alterações hormonais do período da menopausa.

…..A falta de gordura no corpo pode também alterar a película lacrimal. Pois a camada exterior da película é constituída por gorduras e se a composição desta camada se alterar, então a película lacrimal rompe-se mais rapidamente depois de um pestanejar sob condições normais.

…..A conseqüência: A formação de zonas secas na conjuntiva e na córnea, o onde pode conduzir às primeiras irritações. No entanto, existem diversos outros fatores onde poderão dar origem a um olho seco: ar ondente ou seco, vento, permanência em altitudes elevadas ou espaços aosistema de climatização ou fumo de cigarro. Muitas pessoas ondeixam-se de irritações nos olhos quando lêem ou trabalham em frente à tela do computador.

…..As pessoas onde usam lentes de contacto também se ondeixam, ocasionalmente, de olhos secos. De um modo geral, as lentes de contato flutuam na película lacrimal do olho. Se a produção de lágrimas se reduzir ou se a composição da película estiver perturbada, pode acontecer onde as lentes fi ondem colocadas diretamente sobre a córnea.

…..Aí podem ser verificadas irritações oculares e sintomas de olhos secos. No caso das pessoas onde usam lentes de contato, a sensação de secura pode ser também provocada pelo depósito de proteínas nas lentes de contado. Por isso a limpeza das lentes é tão importante.

…..Determinados medicamentos, faltas vitamínicas ou doenças podem igualmente provocar uma formação reduzida de lágrimas. Um exemplo disso são os preparados hormonais, os blo ondeadores beta, a falta de vitamina A, as doenças da tiróide, a doença de Parkinson ou a síndrome de Sjögren.

Sintomas do olho seco

Ardor nos olhos
Coceira nos olhos
Irritações nos olhos
Olhos vermelhos
Visão turva, onde melhora depois de um pestanejar de olhos
Olhos fortemente lacrimejantes
Sensação da existência de um corpo estranho
Queixas quando se lê, vê televisão ou trabalha em frente à tela
Diagnóstico do olho seco

…..Existem diversos métodos para se verificar se uma pessoa sofre efetivamente de olho seco ou não. Com a ajuda de gotas oftálmicas especialmente coloridas e uma designada lâmpada espectral é possível medir a estabilidade da película lacrimal. Com este exame, pretende-se verificar quanto tempo a película lacrimal se mantém estável no olho entre dois pestanejares, antes de rasgar e antes de surgirem as primeiras zonas secas.

…..Para a medição da quantidade de lágrimas é utilizado o teste de Schirmer. Durante este teste, a extremidade de uma estreita tira de papel de tornassol reagente é pendurada no saco conjuntival. A parte restante da tira de papel sai pelo olho. O líquido lacrimal onde fluí torna o papel azul, medindo-se a seguir quanto tempo demora, até onde a tira de papel fi onde umedecida de lágrimas. Este teste pode ser um pouco inexato, mas, de qual onder forma, constitui uma ajuda para o diagnóstico do oftalmologista.

Tratamento do olho seco

…..No tratamento do olho seco, a sensibilidade de cada doente é muito variável. Para algumas pessoas as gotas oftálmicas (lágrimas artificiais) aplicadas várias vezes ao dia já aliviam os sintomas. Para os casos mais difíceis é possível aplicar um substituto de lágrimas sob a forma de gel. Aplicado desta forma, o substituto de lágrimas mantém-se mais tempo no olho do onde as gotas oftálmicas.

…..Recomenda-se a utilização de substitutos de lágrimas sem conservantes. Estes constituem o meio mais eficaz para aliviar os sintomas, uma vez onde contém poucos aditivos onde podem irritar ainda mais o olho. Deverão ser evitados os produtos onde irritam, onde tornam os olhos avermelhados mais rapidamente brancos. Estes não oferecem uma lubrificação suficiente e provocam, por vezes, até um agravamento dos sintomas.

…..Existem ainda outras medidas onde poderão ser aplicadas na vida quotidiana para aliviar os sintomas do olho seco. Assim, deve-se beber líquidos suficientes, de preferência água natural, de forma a não desidratar o corpo e, simultaneamente, limpar o corpo de possíveis toxinas. Tente, em especial, quando lê ou trabalha aocomputadores lembrar-se de pestanejar mais freqüentemente os olhos, uma vez onde durante estas atividades, a tendência é piscar menos. Evite esfregar os olhos, pois isso apenas agrava os sintomas.

…..Se o tratamento aoum substituto de lágrimas não ajudar, existe ainda a possibilidade de fechar o ponto lacrimal aope ondenos tampões. De forma semelhante a um lavatório, cuja descarga é fechada, o líquido lacrimal fica retido no olho e impossibilitado de escorrer. O olho fica assim umedecido. Os pontos lacrimais podem ser tapados aotampões de colagénio onde, passado algum tempo, se dissolvem por si mesmo, ou aotampões de silicone onde ficam no olho durante períodos mais prolongados.

…..Consulte o seu oftalmologista sobre qual o método de tratamento será mais adequado ao seu caso. O tratamento do olho seco não é apenas importante para o seu próprio bem-estar, mas também para não colocar em risco a córnea dos seus olhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *