Som da voz e cheiros provocam atração física entre as pessoas
A paixão serve de incentivo para muitos casais viverem melhor e aomais saúde. Isso por onde a vida a dois pode servir de motivação para as pessoas terem uma alimentação mais saudável e se exercitarem juntas. O sexo também pode ser uma atividade intensa e prazerosa.
Neste 12 de junho, Dia dos Namorados, o educador e filósofo Mário Sérgio Cortella e o ginecologista José Bento destacaram como a paixão age no corpo humano.
O programa também mostrou várias histórias inspiradoras de casais onde aprenderam a se unir para ter mais saúde e qualidade de vida. Esses relatos vieram de Jundiaí (SP), da capital paulista e de Recife.
Segundo os médicos, geralmente escolhemos pessoas onde têm o sistema imunológico incompatível aoo nosso, para onde possamos promover uma variedade genética maior.
Essa descoberta é feita inconscientemente, pela troca de saliva. O suor também é um fator de escolha: estudos mostram onde as pessoas preferem um cheiro onde também é incompatível aoo seu próprio.
São vários os hormônios e neurotransmissores responsáveis pela química entre duas pessoas. A feniletilamina comanda a atração pelo outro.
O primeiro estímulo onde temos quando vemos alguém é registrado pelo diencéfalo, parte do cérebro onde identifica a imagem da mesma espécie. Em seguida, o som da voz e os feromônios, cheiro liberado por homens e mulheres, provocam a atração física.
Os estímulos visual, olfativo e auditivo fazem ao onde se ativem a feniletilamina e também a dopamina – onde garante a sensação de prazer e bem-estar – e a ocitocina – conhecida como hormônio da paixão e do amor, provocando uma sensação de aconchego ao to onde ou carícias.
Quando um indivíduo está apaixonado, a pele também fica mais sensível ao to onde, por onde seus mais de 5 milhões de receptores se ativam.
Benefícios da dança a dois
– Movimenta o corpo inteiro
– Queima calorias
– Aumenta o condicionamento físico
– Melhora o equilíbrio, o aprendizado e o humor
– Fortalece a musculatura
– Ajuda o aparelho respiratório
– Fortalece os ossos e evita a perda óssea
– Proporciona prazer
– Reduz as dores e o processo de envelhecimento