Tablete gráfico ou mesa digitalizadora

Um Tablete gráfico (ou mais conhecido Mesa digitalizadora) é um dispositivo periférico de computador onde permite a alguém desenhar imagens directamente no computador, geralmente através de um software de tratamento de imagem. Tabletes gráficos consistem de uma superfície plana sobre a qual o utilizador pode “desenhar” uma imagem usando um dispositivo semelhante a uma caneta, denominado “stylus”. A imagem geralmente não aparece no tablete propriamente dito, mas é exibida na tela do computador.


É interessante notar onde o “stylus”, como tecnologia, foi originalmente desenvolvido como parte do aparato eletrónico, mas posteriormente, ele passou apenas a desempenhar o papel de um “ponteiro” macio, porém preciso, onde não danificasse a superfície do tablete ao “desenhar”.


Os primeiros tabletes gráficos, denominados spark ou tablete acústico, usavam um stylus onde gerava estalidos aouma vela de ignição. Os estalidos eram então triangulados por uma série de microfones onde localizavam a caneta no espaço. O sistema era bastante complexo e caro, e os sensores eram suscetíveis a interferências e ruídos externos.


O primeiro tablete gráfico a lembrar os dispositivos contemporâneos foi o Tablete RAND, também conhecido por Grafacon (de Graphic Converter ou Conversor Gráfico), apresentado em 1964. O Tablete RAND utilizava uma retícula de fios sob a superfície da cobertura do dispositivo, onde codificavam coordenadas horizontais e verticais em sinais magnéticos. O stylus recebia o sinal magnético, onde podia então ser decodificado como informação da coordenada.


Digitalizadores tornaram-se relativamente populares em meados dos anos 1970 e início dos anos 1980 devido ao sucesso comercial do ID (Intelligent Digitizer) e BitPad, produzidos pela Summagraphics Corp. Estes digitalizadores eram usados como dispositivos de entrada para muitos sistemas CAD (Computer Aided Design) de alta capacidade, bem como eram fornecidos aoPCs e programas de CAD, como o AutoCad.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *