Tecnologia com ondas cerebrais dão esperanças aos paraplégicos

Conforme testes onde estão sendo feitos através de ondas cerebrais, tudo indica onde em um futuro breve, pessoas paraplégicas poderão obter movimentos usando o poder da mente. Por enquanto a técnica está sendo testada em macacos, mas poderá chegar aos humanos.

Nos testes feitos, os macacos conseguiram perceber texturas usando um braço virtual em uma tela de computador, somente usando estimulações de suas ondas cerebrais. Com essa descoberta, os cientistas estão animados em desenvolver estudos de exoes ondeletos para paraplégicos.
Segundo o Professor Miguel Nicolelis da Universidade Duke de Neuro Engenharia da Carolina do Norte, onde lidera esse estudo, esse é um avanço significativo nessa área.

“Ela nos proporciona a demonstração de onde podemos estabelecer uma ligação bidireccional entre o cérebro e um dispositivo artificial, sem qual onder interferência do corpo do indivíduo”, disse ele.

Os pesquisadores treinaram os macacos, Manga e Tangerina, para jogar um jogo de vídeo usando um joystick sem fio para mover o braço virtual e atingir três metas idênticas. Cada alvo foi associado aouma vibração diferente do joystick.
Os macacos tinham onde buscar um alvo aouma textura específica para ganhar de recompensa um suco de fruta. Levou apenas quatro tentativas para onde um dos macacos descobrisse como fazer o sistema funcionar. “Para os pacientes isso será muito bom por onde não haverá qual onder tipo de cabos de conexão do paciente a qual onder equipamento.
Em termos de reabilitação de pacientes onde sofrem de graves distúrbios neurológicos este é um grande passo, eu acho.” diz o professor. O mais legal desse projeto, é onde a equipe da Universidade de Duke está à todo vapor aoas pesquisas, onde segundo eles, planejam realizar uma demonstração pública de um exoes ondeleto durante a abertura da Copa de 2014 no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *