Tudo sobre manuel da costa ataíde

Manuel da Costa Ataíde[1], mais conhecido como Mestre Ataíde, (Mariana, 18 de outubro de 1762 – Mariana, 2 de fevereiro de 1830), foi um pintor, dourador, encarnador, entalhador e professor brasileiro.

Foi um importante artista do barroco mineiro e teve uma grande influência sobre os pintores da sua região, através de numerosos alunos e seguidores, os quais, até à metade do século XIX, continuaram a fazer uso de seu método de composição, particularmente em trabalhos de perspectiva no teto de igrejas. Documentos da época fazem freqüentemente referências a ele como professor de pintura. Em 1818, Ataíde tentou, sem sucesso, obter permissão oficial para fundar uma escola de arte em Mariana, sua cidade natal.

No inventário de suas posses relacionam-se manuais técnicos e tratados teóricos como o de Andrea Pozzo – “Perspectivae Pictorum Architectorum” -, nos quais deve ter estudado a sua arte. Uma das características da sua expressão era artística era o emprego de cores vivas, principalmente o azul, a sua preferida. Em seus desenhos, os anjos, as madonas e os santos apresentam traços de povos africanos.

Foi contemporâneo e parceiro de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. No período de 1781 a 1818, encarnou e dourou as imagens de Aleijadinho para o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo.
Índice

* 1 Obras
* 2 Notas e referências
* 3 Ver também
* 4 Ligações externas

Obras

* Pintura da Capela de Nossa Senhora da Glória por volta de 1742, localizada na comunidade da Ressaca, pertencente a Carandaí, Minas Gerais.
* Pinturas na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, realizadas entre 1801 e 1812, sendo a “Glorificação da Virgem”, pintada sobre madeira no teto da nave principal, o seu trabalho mais conhecido;
* Pinturas do forro da capela-mor da Igreja Matriz de Santo Antônio, na cidade de Santa Bárbara, realizadas em 1806;
* Painel A Última Ceia, no Colégio do Caraça, executado em 1828;
* Pintura do forro da capela-mor da Igreja Matriz de Santo Antônio, na cidade de Itaverava, realizada em 1811;
* Pintura do forro da capela-mor da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Mariana, realizada em 1823.

Notas e referências

1. ↑ Pela grafia arcaica, Manoel da Costa Athayde.

Ver também

* Lista de pintores do Brasil

O Wikimedia Commons possui multimédia sobre: Manuel da Costa Ataíde.

Ligações externas

* Arte UnB – Extensa biografia

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *