Tudo sobre voleibol de praia

O voleibol de praia (conhecido também como vôlei de praia) é um desporto praticado na areia da praia, numa quadra dividida em duas metades por uma rede. Cada uma das equipes tenta fazer a bola passar sobre a rede, de forma a cair dentro do campo dos adversários. É um desporto muito popular em diversos países, nomeadamente no Brasil e nos Estados Unidos da América.


Nos diversos campeonatos realizados por todo o mundo, há modalidades para equipes de dois a quatro atletas. Nos Jogos Olímpicos apenas se disputa a modalidade com equipes de dois atletas,nas versões masculina e feminina.







Índice

[esconder]



[editar] História


O voleibol de praia evoluiu a partir dos jogos de voleibol disputados socialmente nas praias de Santa Mónica na Califórnia, EUA, na década de 1920, tendo chegado à Europa na década seguinte. Na década de 1940, disputavam-se dois torneios amadores nas praias de Santa Mónica onde mais tarde se tentou, sem sucesso, começar um campeonato profissional. Ainda em Santa Mónica, durante a década de 1970 começaram a realizar-se alguns torneios profissionais, patrocinados por empresas de cerveja e cigarros.


Em 1996, nos Jogos Olímpicos de Atlanta, o voleibol de praia passou a integrar o programa Jogos Olímpicos. Na categoria feminina, a primeira medalha de ouro na modalidade foi conquistada por uma dupla brasileira, Jacqueline Silva e Sandra Pires, tendo como vice-campeãs as também brasileiras Mônica Rodrigues e Adriana Samuel. A dupla de portugueses Miguel Maia e João Brenha conseguiu duas quartas posições consecutivas, nos jogos de 1996 e de 2000.



[editar] As regras


O tamanho da quadra já foi 18 por 9 m, mas atualmente é de 16 por 8 m. Sendo disputado por dois jogadores de cada lado, tem algumas regras diferentes do voleibol tradicional. A bola do voleibol tem o mesmo peso, de 260 a 280 gramas, porém a pressão interna é menor.



  1. Ganha o set a equipe que primeiro atingir 21 pontos (pela regra da FIVB, pela CBV são 18 pontos), desde que exista uma diferença mínima de dois pontos sobre a equipe adversária.
  2. A invasão por baixo da rede é permitida, desde que não atrapalhe a jogada do rival.
  3. Não existe substituição de jogadores. É concedido ao jogador machucado cinco minutos de recuperação. Caso ele não se recupere, sua dupla é considerada incompleta.
  4. Um contato no bloqueio é considerado como um toque da dupla. A equipe que bloqueou terá o direito a apenas dois outros toques na bola.
  5. Cada dupla terá direito a um tempo de trinta segundos em cada set. No voleibol são dois tempos.
  6. A defesa “carregada” (quando o jogador retém momentaneamente a bola entre os dedos) é permitida no voleibol de praia somente na defesa de uma bola violenta. A bola pode bater em qualquer ponto do corpo do jogador.
  7. O contato simultâneo entre dois jogadores por cima da rede, provocando a chamada “bola presa”, não é considerado falta.
  8. O companheiro do sacador não poderá impedir a visão do adversário, escondendo a jogada ou a trajetória da bola através de barreira. Se solicitado pelo adversário, ele devera se mover no sentido lateral.
  9. O saque pode ser dado de qualquer ponto do fundo da quadra. A área de saque tem oito metros de largura após a linha de fundo.
  10. No levantamento existe uma grande diferença em relação ao volei de quadra. A bola levantada no volei de praia não pode dar um giro em torno de seu eixo, caso haja rotação é caracterizado os dois toques.


[editar] Resultados olímpicos



[editar] Praia masculino























Olimpíadas Ouro Prata Bronze
Atlanta 1996 USA Karch Kiraly e
Kent Steffes
USA Michael Dodd
e Mike Whitmarsh
CAN John Child
e Mark Heese
Sydney 2000 USA Dain Blanton
e Eric Fonoimoana
BRA Jose Marco Melo
e Ricardo Santos
GER Axel Hager
e Jörg Ahmann
Atenas 2004 BRA Ricardo Santos
e Emanuel Rego
ESP Javier Bosma
e Pablo Herrera
SUI Stefan Kobel
e Patrick Heuscher


[editar] Praia feminino























Olimpíadas Ouro Prata Bronze
Atlanta 1996 BRA Jacqueline Silva
e Sandra Pires
BRA Mônica Rodrigues e
Adriana Samuel
AUS Natalie Cook
e Kerri Pottharst
Sydney 2000 AUS Natalie Cook
e Kerri Pottharst
BRA Adriana Behar
e Shelda Bede
BRA Adriana Samuel
e Sandra Pires
Atenas 2004 USA Kerri Walsh
e Misty May
BRA Adriana Behar
e Shelda Bede
USA Holly McPeak
e Elaine Youngs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *