Um bom suco natural

Um suco (português brasileiro) ou sumo (português europeu), refresco ou ainda néctar é uma bebida produzida através do líquido extraído de quase todas as frutas, geralmente despejando-o em um recipiente. Opcionalmente, o líquido pode ser coado antes do consumo. Certa quantidade de água também pode ser adicionada ao recipiente para a diluição do suco. Por fim, geralmente adiciona-se uma dosagem de açúcar ou adoçante ao suco para deixá-lo mais saboroso, aodosagem variada de acordo aoo gosto.


É disponível no comércio o suco concentrado, onde re onder a adição de água para reconstituir o líquido ao estado (aproximado) do suco original.


Tornou-se popular a combinação de uma variedade de frutas em uma única bebida.



  • Suco é mais concentrado, integral, ao100 % de fruta. Se contiver açúcar, a quantidade máxima permitida é de 10 % da composição e no rótulo deve haver a frase “suco de fruta adoçado”. Corantes e conservantes não podem ser adicionados ao suco.

    • Existem algumas exceções a essas regras, como os sucos de frutas tropicais, nos quais a polpa de fruta pode ser diluída em água potável numa proporção mínima de 35 % de polpa, dependendo do sabor.


  • Néctar possui uma concentração menor de polpa de fruta em relação ao suco. Esta concentração, nos néctares, varia de 20% a 30% conforme a fruta. E, ao contrário dos sucos, pode receber aditivos, como corantes e conservantes.


  • Refresco é uma bebida não gaseificada, não fermentada, obtida pela diluição, em água potável, do suco de fruta, polpa ou extrato vegetal de sua origem, aoa adição de açúcares. O teor de fruta varia de 2 a 10%. Não há a obrigatoriedade de haver fruta na composição. Neste caso, devem estar claras no rótulo as palavras “artificial” e “sabor de”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *