Como Um Raio Pode Afetar Seu Negócio?

As empresas com grandes escritórios corporativos não estão isentas dos impactos das quedas de raios. Se a descarga ocorrer no local ou perto de linhas de telecomunicação ou energia os surtos de energia podem viajar através dos cabos e danificar (ou até mesmo destruir) os componentes eletrônicos essenciais, incluindo telefones, computadores e servidores. 

Principais danos

 

Um raio pode danificar ou destruir seu negócio, provocando incêndios em suas instalações, destruindo estoques e equipamentos essenciais, apagando arquivos vitais do computador e prejudicando as relações com os clientes devido a atrasos na produção ou fechamento temporário.

 

As empresas prudentes sobrevivem criando planos de recuperação de desastres. O problema com desastres é que eles não são planejados e são inesperados. .

 

Uma abordagem ainda melhor, no entanto, é evitar completamente um desastre como esse com algumas medidas. Então você pode se concentrar em fazer negócios em vez de se preocupar com o que pode acontecer com ele, caso um raio o atinja.

Como evitar danos causados ​​por raios ao seu negócio

 

Embora os relâmpagos possam parecer imprevisíveis e impossíveis de serem parados, existem passos que você pode seguir para reduzir as chances de danos causados ​​por raios. 

 

Use estas dicas para ajudar a manter sua empresa protegida contra raios e trovões:

 

  • Se você souber que uma tempestade está se aproximando, desconecte todos os dispositivos eletrônicos do seu escritório para evitar picos de energia;
  • Treine sua equipe para as ameaças de tempestades e mostre o que elas precisam fazer nessa situação;
  • Se você suspeitar que seu prédio foi atingido por um raio, chame o corpo de bombeiros imediatamente para evitar danos significativos;
  • Instale dispositivos de proteção contra surtos ou sistemas de aterramento em seu escritório;
  • Apare todas as árvores ou galhos grandes que correm o risco de cair em seu negócio durante uma tempestade;
  • Considere a instalação de um para-raios em seu prédio para direcionar raios a um espaço seguro. Este dispositivo é bastante importante e relevante para segurança de todos (desde que instalado corretamente, ou seja, com a elaboração de um laudo de para-raio antes e com a instalação feita por profissionais).

Sistemas elétricos

 

O sistema elétrico de uma casa ou empresa é um dos pontos mais frequentes de entrada de maior tensão de um evento de raio ou surto. 

 

Quando um raio atinge uma linha de energia próxima, ele percorre o caminho de menor resistência da linha de energia para o medidor e depois para o painel elétrico. Se o painel elétrico estiver equipado com um dispositivo de proteção contra surtos de toda a casa, o surto irá parar por aí.

 

Agora se o surto não for interrompido no painel elétrico, ele poderá passar pela superfície da fiação, queimando o isolamento e fundindo os fios. 

 

Além disso, ele pode “viajar” através da fiação até as tomadas e danificar a parte eletrônica não conectada a um protetor contra sobretensão no ponto de uso. Como a fiação está dentro das paredes da propriedade, pode ser difícil (e custoso) determinar a extensão do dano.

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *