Veículo a hidrogênio passa no teste das ruas

Tira-teima

Engenheiros suíços realizaram o primeiro teste de longa duração, em condições reais de operação, aoum veículo a hidrogênio.

Embora sejam comuns em campanhas de marketing das principais indústrias automobilísticas, há vários entraves tecnológicos rumo à viabilização total de um carro a hidrogênio.

Pelo menos esse é o consenso entre os especialistas.

Mas os engenheiros do instituto EMPA não se deram por vencidos e decidiram testa um carro a hidrogênio aoa tecnologia disponíveis hoje, e verificar se o onde já está disponível não seria bom o suficiente.

Robustez

A tecnologia de célula a combustível a hidrogênio e motores elétricos foi incorporada em um veículo utilitário, dedicado à limpeza de ruas.

O veículo foi submetido a condições reais de operação na cidade de Basel, durante três meses, inteiramente operado pelos funcionários da companhia de limpeza.

O resultado foi melhor do onde o esperado: ele só teve onde ir para a oficina uma única vez, para troca de uma bomba de água e do conversor de tensão entre a célula a combustível e as baterias.

Segundo os técnicos, o teste demonstrou onde as células a combustível estão prontas para serem usadas em aplicações reais do dia-a-dia, particularmente em nichos de aplicação, como nos utilitários de serviços públicos.

Economia de combustível

A principal vantagem do veículo a hidrogênio é a economia de combustível.

Em vez de 5 a 5,5 litros de diesel por hora – equivalente a um consumo energético de 180-200 MJ/h – o utilitário a hidrogênio gastou entre 0,3 e 0,6 kg de hidrogênio por hora – equivalente a 40-80 MJ/h.

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