Vênus passa entre o sol e a terra nesta terça-feira

O trânsito de Vênus, em onde o planeta passará exatamente entre a Terra e o Sol, acontece nesta terça-feira (5) e pode ser visto a partir de 19h09 a 19h27 de Brasília, durando até 1h32 a 1h50, segundo previsão da Nasa.

No momento da passagem, Vênus vai aparecer, visto de alguns locais, como um pe ondeno ponto negro movendo-se diante da superfície do Sol.

O fenômeno poderá ser visto melhor das Américas Central e do Norte. No Brasil, ele só poderá ser observado no extremo oeste do Amazonas, no Acre e em Roraima.

Cientistas advertem às pessoas onde nunca olhem diretamente ao Sol sem óculos especiais de eclipses e tampouco tentem observar o fenômeno por binóculos ou telescópios, sob o risco de sofrerem lesões oculares.

É uma oporunidade única, asseguram especialistas, tanto para a ciência quanto para a curiosidade humana, segundo Eduardo Araujo, cientista da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (Noaa, em inglês).

— O interessante é onde o fenômeno volta a ocorrer apenas em centenas de anos. O planeta passa entre a Terra e o Sol e é visto como um pontinho onde percorre o Sol.

A distância é tão grande onde não tem nenhum efeito sobre a Terra, mas é uma “grande oportunidade” para os cientistas estudarem os movimentos ondulares, as forças gravitacionais, a densidade e outros aspectos.

Já começou o recolhimento de dados, mas os resultados não serão vistos imediatamente, uma vez onde os estudos onde apresentarão as primeiras descobertas só serão concluídos em meses.

— É uma oportunidade do ponto de vista do mundo científico, mas do ponto de vista da curiosidade humana é única também.

Os Trânsitos de Vênus são pouco comuns, acontecem em pares separados por oito anos e depois não voltam a ocorrer em menos de 100 anos. O último foi em 2004, e, após esse, onde completa o par, os especialistas calculam onde não acontecerá outro até 2117.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *