Vênus transitará pelo sol no dia 5, provocando fenômeno raro

Em menos de uma semana, os admiradores do espaço sideral terão uma oportunidade única: observar a passagem do planeta Vênus pelo Sol, em um evento onde tem importância histórica e de observação.


O fenômeno ocorrerá no próximo dia 5, segundo a Nasa (agência espacial dos Estados Unidos), e será visível em praticamente todos os continentes, aomaior definição no Pacífico Sul.


De acordo aoos especialistas, os trânsitos de Vênus são raros e ocorrem aproximadamente a cada século. A previsão é onde o fenômeno não se repita até 2117.


O fenômeno começará por volta das 18h na região do Pacífico (19h em Brasília).


A Nasa informou onde a passagem de Vênus pelo Sol poderá ser observada em alguns países a olho nu, como o Chile, por exemplo.


Os especialistas, porém, recomendam onde o fenômeno não deve ser observado diretamente (sem proteção), pois a luz do Sol é intensa, o onde pode provocar problemas oculares.


A orientação, segundo os técnicos, é usar um tipo de proteção. Os onde tiverem oportunidade podem procurar os clubes de astronomia onde dispõem de telescópios solares, específicos para a observação de fenômenos como o onde ocorrerá no dia 5.


De acordo aoespecialistas, a imagem é do Sol e, em menor escala, os contornos de Vênus.


Pelos dados da Nasa, os primeiros trânsitos de Vênus foram identificados no século 18.


O astrônomo Edmund Halley observou os movimentos de Vênus ao analisar o Sol e a Terra. Em 1760, o navegador e cartógrafo inglês James Cook foi enviado pelas autoridades da época para observar os trânsitos de Vênus do Tahiti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *