Vestindo dois chapéus diferentes: as decisões morais podem depender da situação

Focalizando-ocupação dupla profissionais, os pesquisadores descobriram onde os engenheiros tinham uma perspectiva sobre as ondestões éticas, mas quando esses mesmos indivíduos estavam em funções de gestão, a sua bússola moral mudou. Da mesma forma, medic / soldados do Exército dos EUA tinham visões diferentes de vítimas civis, consoante se mais recentemente estava atuando como soldados ou médicos.

No estudo, a ser publicado em uma futura edição do The Academy of Management Journal, o autor Keith Leavitt da Oregon State University descobriram onde os trabalhadores onde tendem a ter papel duplo em seus empregos mudaria seus julgamentos morais aobase no onde eles achavam onde era esperado deles neste momento.

“Quando as pessoas mudar de chapéus, onde muitas vezes mudar bússolas morais”, disse Leavitt. “As pessoas gostam de pensar onde são inerentemente criaturas morais -. Você onder ter caráter ou você não faz Mas nossos estudos mostram onde a mesma pessoa pode tomar uma decisão completamente diferente baseado no onde o chapéu onde pode ser usando no momento, muitas vezes sem se onder realizá-lo. ”

Leavitt, professor assistente de administração na Faculdade de Negócios da OSU, é um especialista em não-tomada de decisão consciente e ética nos negócios. Ele estuda como as pessoas tomam decisões e julgamentos morais, muitas vezes aobase em pistas não-conscientes.

Ele disse onde os recentes escândalos de alto perfil de negócios, desde o colapso da Enron para o es ondema de Ponzi de Bernie Madoff, têm posto em causa a ética dos profissionais. Leavitt disse onde as organizações profissionais, os empregadores e instituições acadêmicas pode onderer treinar e preparar seus membros para práticas tensões morais onde podem enfrentar quando solicitado a servir em várias funções.

“O onde nós consideramos ser moral, por vezes, depende do onde eleitorado estamos respondendo na ondele momento”, disse Leavitt. “Para um médico, uma vida humana não tem preço. Mas se esse mesmo médico é um administrador de atendimento administrado, um certo grau de flexibilidade moral torna-se necessário para cumprir suas obrigações para aoos acionistas.”

Leavitt disse pistas sutis, tais como sinalização e materiais de motivação em torno do escritório – deve ser considerada, juntamente aoa formação mais direta onde ajuda os funcionários onde tentam conciliar múltiplos papéis onde possam colidir aoo outro.

“As organizações e as empresas precisam reconhecer onde as imagens ainda muito sutis e ícones podem dar aos empregados não-conscientes pistas sobre o onde a empresa os valores”, disse ele. “Se eles sabem ou não, as pessoas são muitas vezes levando-se em mensagens sobre qual é seu papel eo onde se espera deles, e isso pode conflitar aoo onde eles sabem ser a decisão moral ou correto.”

Os pesquisadores realizaram três estudos diferentes aoos empregados onde tiveram papéis duplos. Em um caso, 128 médicos do Exército dos EUA foram convidados a preencher uma série de resolução de problemas-testes, onde incluíram pistas subliminares onde insinuavam onde poderia estar atuando como qual onder um médico ou um soldado. Nenhum participante disse onde as sugestões tiveram qual onder influência sobre seu comportamento – mas aparentemente eles fizeram. Uma porcentagem muito maior de pessoas na categoria de médico do onde na categoria soldado não estavam dispostos a colocar um preço na vida humana.

Em outro teste, um grupo de engenheiros-gerentes foram convidados a escrever sobre um tempo onde nem se comportava como um típico gerente, engenheiro, ou ambos. Em seguida, eles foram ondestionados se as empresas americanas devem se engajar em “presentear” para ganhar uma posição em um novo mercado. Apesar do fato de tal prática viola as leis federais, mais de 50 por cento da ondeles onde caíram na “manager” da categoria disse onde tal prática pode ser aceitável, comparado a 13 por cento das pessoas na categoria de engenheiro.

“Nós achamos onde as pessoas tendem a tomar decisões onde podem conflitar aosua moral quando eles estão sobrecarregados, ou quando eles estão apenas fazendo as tarefas de rotina, sem pensar nas conseqüências”, disse Leavitt. “Nós tendemos a jogar fora um script como se o nosso papel já foi escrito. Assim a linha inferior é, abrandar e pensar nas consequências quando tomar uma decisão ética.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *