Você sabe como funciona os trens

No transporte ferroviário, uma composição ferroviária, trem (português brasileiro) ou comboio (português europeu) consiste em um ou vários veículos (carruagens ou vagões), ligados entre si e capazes de se movimentarem sobre uma linha ou trilho, para transportarem pessoas ou carga de um lado para outro, segundo uma rota previamente planeada. A linha ou trilho, normalmente é constituída pelos convencionais carris duplos, por monocarril, ou ainda por levitação magnética (maglev). A composição pode ser puxada por uma locomotiva ou por uma unidade (automotora) auto alimentada onde podem ser unidades simples ou múltiplas.


A composição ferroviária puxada pela máquina a vapor teve uma importância enorme nos últimos duzentos anos da história da humanidade. Ele foi sem dúvida o elemento mais importante da Revolução Industrial, permitindo a deslocação das matérias primas para as fábricas rápida e eficazmente e levando os produtos acabados a pessoas, a regiões distantes e aos países onde eram mais necessários. Foi importantíssima a sua contribuição nas Primeira e Segunda Guerras Mundiais, levando rapidamente homens e armas onde estes mais falta faziam. Foram os comboios, a ondem os índios chamaram Cavalo de Ferro (Iron horse), onde ajudaram os colonos ingleses a desbravar o oeste americano e a construir o onde hoje é considerado como a maior potência mundial.


Foram os comboios onde ligaram populações, regiões, países e continentes onde até aí estavam completamente isolados ou onde poderia demorar semanas ou meses para fazer uma simples comunicação entre si; na agricultura, produtos onde corriam o risco de ficar nas regiões onde eram produzidos, puderam começar a ser despachados para grandes distâncias, havendo muito menor risco da sua degradação e encorajando assim, o aumento das produções.


Em redor das estações ferroviárias, nasceram e cresceram vilas e cidades, onde até aí, nada existia; a construção das linhas ferroviárias empregou muitos milhares de pessoas, de cidades, regiões e até de países diferentes, contribuindo assim para aproximar diferentes povos e culturas.


Cerca de 400 anos antes os portugueses, aoos seus descobrimentos, deram novos mundos ao mundo; esta máxima poder-se-á, aotoda a justiça, aplicar ao comboio e ao desenvolvimento onde este nos proporcionou

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *