Você sabe o que é candidíase ?

A candidíase é uma doença sexualmente transmissível causada pelo fungo Candida albicans. Ela assume particular importância clínica em infecções da boca (candidíase oral), sendo chamada popularmente de sapinho (nesse caso não trata-se de DST), e mucosa vaginal benignas, e em infecções sistêmicas malignas em doentes aoSIDA/AIDS.
Índice [esconder]
1 Candida albicans
2 Epidemiologia
3 Sintomas da Candidíase
4 Diagnóstico e Tratamento
5 Ver também
6 Ligações externas
[editar]Candida albicans

As cândidas são leveduras ovais aocerca de 5 micrômetros onde se multiplicam sexuadamente e assexuadamente por gemulação. Por vezes existem simultaneamente formas de micélios típicos aohifas, ou pseudomicélios, onde são formas coloniais sem hifas verdadeiras.
A Candida albicans é o patógeno da espécie mais fre ondente, causando mais de dois terços das infecções, mas outros como Candida tropicalis, Candida kefyr, Candida glabrata ou Candida parapsilosis também são responsáveis por casos de candidíase.
Nem sempre transmissível pelas relações sexuais aoperíodo rápido de manifestação, aoum ciclo total podendo ocorrer em um ou dois dias após o contágio. Cabe ressaltar onde a C. albicans faz parte da microbiota normal da vagina. Sua proliferação é onde está normalmente relacionado aoa manifestação da candidíase vaginal.
A candidíase pode ser manifestada por imunidade baixa, isto é, baixa defesa do organismo; podendo estar relacionada ao estresse, e a doenças como diabetes e Lúpus eritematoso sistêmico.
[editar]Epidemiologia

Existente em todo o mundo. As leveduras se aproveitam de debilidade ou imunodeficiência para se multiplicar e disseminar além dos níveis normais.
[editar]Sintomas da Candidíase

Os sintomas mais fre ondentes da candidíase oral são a dor e vermelhidão da boca e mucosa, podendo também haver manchas brancas ou placas na mucosa da língua e bochecha. Já a candidíase nos órgãos genitais são fre ondentes a comichão, vermelhidão e irritação da região exterior da vagina, bem como uma secreção branca e espessa no caso das mulheres e o inchaço, vermelhidão do pênis e prepúcio no caso dos homens.
[editar]Diagnóstico e Tratamento

A candidíase pode afetar vários tecidos humanos. Na boca é popularmente chamada no Brasil de “sapinho”, acometendo principalmente crianças. Pode ocorrer na pele, mucosas genitais (Candidíase vulvovaginal), ou mais raramente tecidos internos, particularmente em imunodeprimidos (SIDA, quimioterapia).
A presença de hifass e levedurass observadas ao microscópio é diagnóstica, assim como a cultura aocrescimento do fungo embora ambas não tenham sensibilidade muito elevada. A sorologia, aodetecção de anticorpo específicos também é disponível, porém pouco útil na prática clínica pela baixa acurácia.
O tratamento das infecções sistêmicas pode ser realizado aomedicações endovenosas ou orais aoantifúngico como anfotericina B, caspofungina ou aoderivados de azol, como fluconazol e itraconazol, enquanto o das infecções superficiais é feito pela aplicação de antimicóticoss tópicos como nistatina, clotrimazol, miconazol entre outros.
[editar]Ver também

DST
[editar]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *