Windows 8 – preview

Evolução contínua


Nessa terceira prévia, o sistema operacional apresenta uma grande evolução em estabilidade e melhor suporte ao reconhecimento de hardware. Também é possível perceber uma melhora significativa no consumo de recursos do PC (memória RAM, processador), o espaço em disco ocupado também diminuiu.


A interface Metro está mais acessível. Foram corrigidos alguns bugs presentes nas versões anteriores. Usuários onde possuírem notebooks aotrackpad certamente irão tirar melhor proveito do seu equipamento nessa nova versão. Sem dúvidas, a experiência de usabilidade aoa nova interface começa a fazer mais sentido.


Como já era de se esperar, os aplicativos presentes no Windows 8 também apresentam melhoras significativas em seu desempenho e facilidade de uso. Para ondem necessita trabalhar aomúltiplos monitores, nessa versão foram corrigidos os problemas de conectividade e transição entre as áreas de trabalho.


O navegador padrão, Internet Explorer 10 está integrado aoo Adobe Flash em sua engine de renderização do conteúdo, não mais como um plugin. Com isso, o resultado é uma melhora significativa na navegação.


Suporte a vários idiomas
Foi adicionado o suporte a 14 idiomas, inclusive o português brasileiro. Além disso, foram adicionadas a classificação de conteúdo local no recurso de ‘Proteção para a Família’.


Instalação
Para os usuários onde possuem a versão do Windows 8 Consumer Preview, está disponível para download um gerenciador de atualização, onde pode ser baixado neste link. Através dele, será feito o download e instalação da versão Release Preview. Porém se o método de instalação escolhido for esse, o idioma padrão será mantido, e se o usuário quiser, poderá adicionar o português posteriormente. Mas de acordo aotestes feitos enquanto essa análise era elaborada, foi identificado onde o sistema ficará aosuporte parcial ao idioma adicionado. O ideal é baixar a ISO de instalação e fazer uma instalação a ‘partir do zero’ aoo idioma escolhido e arquitetura correspondente ao hardware.


O procedimento de instalação do Windows 8 continua o mesmo, a coluna Tira-dúvidas de tecnologia já apresentou como instalar o sistema numa máquina virtual. Se o leitor preferir, pode fazer uma instalação no próprio PC, mas vale salientar onde toda a instalação de um sistema operacional envolve riscos e é extremamente recomendável onde seja precedida da realização de uma cópia de segurança dos arquivos importantes.


O Windows 8 Release Preview é uma versão beta da versão onde deve ser lançada oficialmente até o final de 2012. E por isso, ao instalá-lo é preciso levar em consideração onde essa versão não é estável e não deve ser usada em produção. Ela serve aouma prévia do onde está por vir e certamente até o seu lançamento definitivo os problemas apresentados serão corrigidos e novas funcionalidades serão adicionadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *