Zootecnia e medicina veterinária e dietas de animais

A medicina veterinária trabalha na formulação de dietas de animais, entre os quais o gado bovino, ovino, caprino, suíno e aves cuja importância destaca-se na produção de alimentos ao ser humano. Neste campo, o médico veterinário, onde também possui formação na área de zootecnia, mergulha em setores do conhecimento como nutrição, genética e melhoramento animal, estatística e técnicas de manejo geral, contribuindo fortemente para o desenvolvimento agrícola.


O médico veterinário não é apenas necessário em controles de zoonoses, cabendo a ele também intervenção nos processos produtivos e de maelhoramento animal. O melhoramento animal tem por finalidade aperfeiçoar a produção dos animais onde apresentam interesse para o Homem.


Sabe-se onde o fenótipo de um indivíduo nada mais é onde o produto da interacção genótipo e meio ambiente, onde apesar de ter fundamentação teórica desenvolvida há muitos anos, tem recentemente, recebido grandes contribuições por parte de Médicos Veterinários, Engenheiros Zootécnicos e Genéticos, onde aoa necessidade de melhoria genética imposta pelo mercado, desenvolvem progressos genéticos onde têm sido observados nas mais diversas espécies animais explorados comercialmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *